Queda do juros vs. Investimento em imóveis

Com queda de juros, investir em imóveis para alugar pode ser boa opção.

150529_REA_BillforHouse

No cenário passado, onde uma taxa SELIC de 14,25% ao ano rendia mais de 1% ao mês com baixíssimo risco, não fazia qualquer sentido investir em imóveis.

Entretanto, o cenário apresentado já no início do ano 2017, é bem diferente. A taxa básica de juros já aponta para um digito, fazendo investidores se movimentarem para reposicionar seus respectivos portfólios de investimento. No dia 22-Fevereiro, a taxa básica de juros teve a segunda redução no ano, sendo fixada em 12,25% ao ano.

Com um cenário onde a economia Brasileira sinaliza uma retomada e uma tendência de queda ainda maior para a taxa básica de juros, imóveis emergem novamente como uma alternativa de investimento. Dois fatores corroboram para tal expectativa:

  1. A redução da taxa baixa de juros cria mais acesso a crédito, facilitando a compra de imóveis, e consequentemente impulsionando a valorização dos imóveis (quanto maior é a demanda, maior é o preço);
  2. Um retorno que em 80% dos casos fica entre 0,4% e 0,7% ao mês, obtido através do aluguel de imóvel, somado a uma valorização nominal passa a ser um retorno acima do obtido em outras aplicações financeiras;
  3. O número de lançamentos imobiliários (novos imóveis) ficou reduzido nos últimos 2 anos em virtude da crise, o que pode gerar, em caso de uma eventual retomada acelerada da economia, um incremento acima da média do mercado para o preço de imóveis.

Isto não é uma sugestão para comprar qualquer imóvel que aparecer pela frente. Outros fatores devem ser compreendidos:

  • Vacância e demanda regional é um deles, não faz sentido comprar um imóvel para alugar em uma região que tem sobreoferta ou não tem demanda por locação. Normalmente imóveis próximo a regiões com muitos escritórios ou comercio são mais fáceis de alugar.;
  • Pesquise valores e quantidades de imóveis disponíveis na região de forma ampla;
  • Entender quantos novos imóveis podem ser construídos na região onde você está comprando. Todas as leis econômicas se aplicam também a imóveis, inclusive a lei de oferta e demanda;
  • Imóvel não tem liquidez imediata (pode demorar um tempo para ser vendido), portanto, manter uma reserva monetária com liquidez é importante para gerenciar seu risco.

O entendimento de uma região é o fator mais importante na hora de investir em imóveis e fará a diferença entre um bom e um mal investimento.

Sobre o autor:

Arthur Sindoni é engenheiro com mestrado em administração/finanças pela FGV-EAESP e mais de 10 anos de experiência no mercado imobiliário e de capitais.

Deixe seu comentário.